CCN UnB
CCN
Centro de Convivência Negra
Visita dos Estudantes Africanos na Embaixada da Argélia
Cotistas no julgamento das cotas no Supremo Tribunal Federal
Grupo do Programa Afroatitude da UnB

Sobre o Centro

 

Justino

 

Centro de Convivência Negra

Criado em 2006, o CCN - Convivência Negra da Universidade de Brasília corresponde a um ambiente institucional e multidisciplinar de variadas dinâmicas e atividades relacionadas a todos os âmbitos sob as demandas e impactos da presença da população negra e grupos afins no espaço universitário.

É um órgão complementar da universidade que promove atividades acadêmicas sobre relações raciais, culturas negras, assuntos vários da vida das populações negras e temáticas associadas; atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão/ esportes, arte e cultura, a fim de munir a comunidade acadêmica de conhecimentos e ferramentas nesse panorama e reforçar a permanência de estudantes negras(os), ingressos ou não pelo Sistema de Cotas, na UnB e no universo acadêmico científico de forma geral sob a amplitude que isso gera e significa. Ou seja, visa contribuir na Universidade de Brasília, para gestão lúcida e sólida de um dos universos pilares para compreensão e atuação na vida em sociedade em regime democrático de direitos coletivos.

Assim, buscando diálogo com todas as instâncias pertinentes, propõe e executa atividades de promoção da igualdade e de reconhecimento e enfretamento do racismo, da discriminação racial e intolerâncias correlatas  na Universidade e contextos associados.

O CCN é coordenado pela Assessoria de Diversidade e Apoio aos Cotistas – ADAC e vinculado ao Gabinete da Reitoria – GRE.

Estrutura:

O Centro dispõe de espaço para estudo e reuniões, biblioteca de referência para consulta sobre ações afirmativas, mural de divulgação de atividades ligadas a ações afirmativas e temas correlatos, equipe qualificada para disponibilizar informações e orientações diversas dentro do contexto em que se situa; oferece apoio aos programas de pesquisa, ensino, extensão/esportes, arte, cultura e assistência voltados a negros(as) ingressos(as) ou não pelo Sistema de Cotas. O CCN também oferece certa quantidade de cópias por mês para os estudantes indígenas.

O prédio do CCN está localizado ao lado da prefeitura no Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A. Para outras informações, fale com o CCN pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.">This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelos telefones (61) 3107 3426/ 3107 3425.


Centro de Convivência Negra - CCN - UnB

Visa oferecer, a partir do 1º/2005, ambiente e serviços de apoio aos universitários negros, especialmente aos que ingressarem pelo Sistema de Cotas para Negros na UnB, tais como:

1. Espaço para estudo e reuniões de trabalho;
2. Biblioteca de referência para consulta sobre Ações Afirmativas (coleção de livros, legislação, revistas, artigos científicos, jornais, etc);
3. Mural de divulgação de atividades ligadas a Ações Afirmativas (cartazes e folders de eventos científicos, governamentais e não-governamentais);
4. Fonte de informações gerais sobre a Universidade de Brasília, com disponibilidade de acesso ao site da UnB na internet;
5. Apoio aos programas de pesquisa, ensino, extensão e assistência estudantil que se vinculem diretamente ao Sistema de Cotas;


6. Contratação de três estudantes bolsistas que secretariem a sala e orientem os visitantes e estudantes cotistas quanto aos serviços prestados pelo Centro de Convivência. Essa contratação envolve três bolsas de estágio com carga horária máxima de 20 horas semanais (um estudante para a manhã, outro para a tarde e um outro para a noite), com preferência para jovens negros com algum envolvimento em movimento social organizado;

7. Outras atividades acadêmicas voltadas para a comunidade interna e/ou para a comunidade externa à UnB, desenvolvidas com o fim de apoiar o processo de implementação do Sistema de Cotas para Negros na Universidade de Brasília.
 

LOCALIZAR O CENTRO (MAPA)   Click aqui...