Criado em 2006, o CCN - Convivência Negra da Universidade de Brasília corresponde a um ambiente institucional e multidisciplinar de variadas dinâmicas e atividades relacionadas a todos os âmbitos sob as demandas e impactos da presença da população negra e grupos afins no espaço universitário.

É um órgão complementar da universidade que promove atividades acadêmicas sobre relações raciais, culturas negras, assuntos vários da vida das populações negras e temáticas associadas; atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão/ esportes, arte e cultura, a fim de munir a comunidade acadêmica de conhecimentos e ferramentas nesse panorama e reforçar a permanência de estudantes negras(os), ingressos ou não pelo Sistema de Cotas, na UnB e no universo acadêmico científico de forma geral sob a amplitude que isso gera e significa. Ou seja, visa contribuir na Universidade de Brasília, para gestão lúcida e sólida de um dos universos pilares para compreensão e atuação na vida em sociedade em regime democrático de direitos coletivos.

Assim, buscando diálogo com todas as instâncias pertinentes, propõe e executa atividades de promoção da igualdade e de reconhecimento e enfrentamento do racismo, da discriminação racial e intolerâncias correlatas  na Universidade e contextos associados.

O CCN é coordenado pela Coordenação Negra – COQUEN e vinculada a Diretoria da Diversidade (DIV), por sua vez pelo Decanato de Assuntos Comunitários  – DAC.

Estrutura:

O Centro dispõe de espaço para estudo e reuniões, biblioteca de referência para consulta sobre ações afirmativas, mural de divulgação de atividades ligadas a ações afirmativas e temas correlatos, equipe qualificada para disponibilizar informações e orientações diversas dentro do contexto em que se situa; oferece apoio aos programas de pesquisa, ensino, extensão/esportes, arte, cultura e assistência voltados a negros(as) ingressos(as) ou não pelo Sistema de Cotas. O CCN também oferece certa quantidade de cópias por mês para os estudantes indígenas.

O prédio do CCN está localizado ao lado da prefeitura no Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A.