Por Jacky Mathieu

A Universidade de Brasília foi um grande evento, reunindo estudantes do ensino médio e superior, envolvendo-os em variados temas. No Centro de Convivência Negra, o momento foi de confraternização e, sobretudo, um momento de debate acerca da questão de discriminação racial e a desigualdade social na sociedade brasileira e no mundo.

Foto: Arlete Felipe

Na terça 24/09, projetamos o documentário "Sob o signo da justiça" seguido por um debate profundo sobre as cotas raciais e os desafios atuais. Nesse debate, foi apontado a necessidade de levar a questão das cotas aos níveis mais baixos do ensino no Brasil, para que as crianças e os adolescentes vejam nessas políticas um direito conquistado através da luta.

Foto: Arlete Felipe

No dia 26/09, foi projetado o documentário: "A 13ª Emenda" também seguido por um debate sobre o racismo e encarceramento do povo negro. Foi um momento muito emocionante, ao compreender a triste realidade da população negra dos Estados Unidos, mais triste ainda em saber que não é nada diferente no Brasil. Foi um momento de enxergar com revolta o quanto o racismo é institucionalizado e entender o quanto as estatísticas sobre pessoas negras encarceradas e mortas, são alarmantes e revoltantes. Os dados, mais uma vez, mostram que a luta não acabou e que é necessário que ela continue contra toda forma de discriminação e racismo existente na sociedade brasileira.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.