Tatiane Gomes
Os Bordados da Tati

 

 

 

Tatiane Gomes, mais conhecida como Tati, é natural de Ceilândia – DF, tem 24 anos e cursa Engenharia Química na UnB.


Sobre a proposta da atividade Empreendedorismo Negro na UnB, ela diz: “A proposta dessa atividade me fez refletir sobre a minha relação com o empreendedorismo. Essa relação está presente desde a minha infância ao ver, por exemplo, a minha mãe como proprietária de um salão de beleza. Retornei ao meu tempo de pré-adolescência em que comecei a vender pulseiras, brincos, colares e chaveiros que tinha aprendido a fazer. Mais recentemente, tentei administrar um brechó sem muito sucesso (risos). Com o isolamento em decorrência da pandemia, surgiu uma nova paixão: o bordado livre. Nele, entrei em um processo terapêutico e de me reconhecer como artista, artesã e empreendedora”.


Tatiane começou a bordar na quarentena em decorrência da pandemia pelo coronavírus, considerando-se, ainda, uma iniciante no ramo. A fim de expor os seus bordados, ela criou uma página no Instagram. As encomendas começaram a surgir e, então, nasceu a marca "Os Bordados da Tati”.

 

 

Os Bordados da Tati” trabalha principalmente com encomendas, mas dispõe de algumas peças avulsas com envio para todo o Brasil por meio dos Correios.

“Os Bordados da Tati busca resgatar - nesse mundo de correrias, onde tudo é pra ontem - o valor do "fazer com as mãos". Mãos que possuem e fazem história, que carregam a ancestralidade e que, hoje, lutam, resistem e bordam. O processo como um todo acaba sendo terapêutico, é onde me encontro, me faço 100% presente e lido com várias sensações e emoções. Em algumas peças, como "bordada de flor" e "a bailarina" busco exaltar a nossa identidade negra”, diz Tatiane.

 

 

PARA CONHECER MAIS ACESSE


Instagram: @osbordadosdatati