AfroRecepção agora é parte da agenda da Coordenação Negra!

O evento AfroRecepção foi pensado no ano de 2018 pela Coordenação Negra e integrantes do programa AfroAtitude com o objetivo de acolher as/os calouras/os negras/os, e também aqueles que já haviam ingressado em semestres anteriores e ainda não tinham conhecimento do Centro de Convivência Negra, espaço voltado à comunidade negra da Universidade de Brasília (UnB), da organização dos coletivos e das atividades voltadas ao público negro da UnB.
A ideia é concentrar estudantes calouras/os e veteranas/os, além de professoras/es negras/os da UnB para apresentar-lhes o CCN, o trabalho desenvolvido pela Coordenação Negra e as pesquisas realizadas pelos discentes e docentes no que diz respeito à temática racial. Acolher essas/es estudantes e professoras/es faz com que o CCN cumpra sua finalidade, que é acolher e contribuir para a permanência da comunidade negra na Universidade, por isso, também são abordadas questões de convivência, saúde e afeto.
A atividade acontece no início do semestre e é organizada pela Coordenação Negra, da Diretoria da Diversidade e das/os integrantes do programa AfroAtitude. São sugeridos temas a serem abordados em cada semestre, sendo escutada a demanda das/os estudantes e com vistas a debater o que se apresenta no cenário nacional e internacional sobre relações raciais.
No último semestre, a atividade contou com rodas de conversa sobre autocuidado, saúde mental e afeto, e teve como mediadoras a doutoranda em Política Social e mestra em História pela Universidade de Brasília, Marjorie Chaves e também da advogada Nádia Nádila. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, sendo integrantes da comunidade acadêmica e     pessoas externas à Universidade, onde se destacam egressos da UnB, que já passaram pelo programa AfroAtitude. O evento ainda contou com a presença do coordenador do CCN, Manoel Neres, a diretora da DIV, Susana Xavier, e o Decano de Assuntos Comunitários, André Luiz Reis.