A comNEGRA é um espaço de produção de Mídias Negras do Centro de Convivência Negra da UnB, esta estruturada na construção de espaços de comunicação e mídia (físico e virtual) de produção de conteúdo informativo, educativo e interativo que fortaleça em dar voz e visibilidade à produção de conhecimento da população negra, assim como também busca ser uma ferramenta educativa para promoção de uma educação inclusiva e anti-racista.


A proposta de meios de comunicação que se propõem a ser uma Mídia Negra, vai ao encontro de uma política de comunicação étnico-racial, que se utiliza justamente do poder educativo e atuante que a mídia possui, para assim servir de estratégia à superação das desigualdades ainda tão evidentes em nosso país. O próprio resgate histórico da imprensa negra brasileira, que desde do início do século 19 já pautava de forma diversa e incisiva a questão do racismo, nos propõe a pensar uma Mídia Negra que vai além de noticiários factuais e que participa ativamente da construção das representações sociais positivas do povo negro.


A partir  do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) voltado para a elaboração de materiais midiáticos educativos anti racistas, estruturados e disponibilizados sobretudo dentro do portal virtual do CCN facilitando o acesso a conteúdos e informações sobre temas de interesse da população afro brasileira, africana e afrodescendente em geral. Ademais, diante das diversas formas de organização política e cultural da comunidade negra universitária da UnB e sua quantidade notável de estudantes negros, torna-se imprescindível uma estrutura comunicacional que supra a necessidade de articulação e construção de uma rede de comunicação e promoção do conhecimento e de saberes afro-brasileiros dentro da UnB. 

A partir da demanda percebida pelos estudantes negros que frequentam e participam do CCN, foi constatado um déficit de estrutura comunicacional principalmente dentro da universidade, visto as heterogêneas formas de organização política e cultural da comunidade negra universitária da UnB e sua quantidade notável de estudantes negros, tornando-se uma ferramenta imprescindível no constante combate ao racismo no espaço acadêmico. Portanto, a comNEGRA surgiu da necessidade de articulação e construção de uma rede de comunicação e promoção do conhecimento e de saberes afro-brasileiros dentro da UnB. 


Além disso, o aprimoramento nos processos de ensino, tão almejado pelas universidades do século XXI, depende da abertura de novos olhares para o mesmo problema, ou seja, dar espaço para grupos historicamente marginalizados deste ambiente produtor de informações é também inovar na produção de conhecimento.