O Programa Afroatitude se constitui em um conjunto de atividades com o caráter de ações afirmativas destinadas a estudantes negras e negros ingressantes na UnB, por meio do sistema de reserva de cotas raciais, preferencialmente.  Nosso maior interesse está em contribuir para implementação de ações afirmativas inclusivas, sustentáveis e permanentes a partir do acolhimento e da criação de espaços de interação e articulação de estudantes negras e negros cotistas para o fortalecimento da identidade ética e cultural. Os estudantes bolsistas  são envolvidos em atividades de formação voltadas para questões sociais e estimulados  na realização de atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e/ou extensão, envolvendo toda a comunidade universitária.

O Programa Afroatitude é  gerido por uma comissão permanente, denominada Comissão Gestora, formada pela Coordenação Negra, pela Diretoria da Diversidade e um membro representante do Programa Afroatitude indicado pelos seus pares.  A fonte orçamentária para a manutenção do Programa Afroatitude é oriundo do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

Da UnB Agência